O que é volunturismo e como fazer uma viagem com voluntariado?

Atualizado: Jun 22

Neste artigo, vamos explicar uma das principais atividades da Vivalá. Primeiramente, você vai entender o que é volunturismo e como fazer uma viagem com voluntariado.





O que é volunturismo


Volunturismo é uma viagem de turismo, mas que conta com o trabalho voluntário também.


O volunturista atua em uma causa importante, como, por exemplo: educação, saúde, alimentação, conservação do meio ambiente, acesso à água ou muitas outras.


Além da visita aos pontos turísticos, o viajante também vive o dia-a-dia das comunidades locais, ganhando assim muitos aprendizados para seu crescimento pessoal.


Benefícios do Volunturismo


São muitas as vantagens do Volunturismo, tanto para quem viaja quanto para quem recebe. Em princípio, há o próprio impacto do trabalho voluntário e o aquecimento da economia da região.


Além disso, os viajantes contribuem movimentando a economia local.


Fazem isso sempre que consomem refeições e lanches em restaurantes locais, hospedam-se na região, compram em mercados, farmácias e outros estabelecimentos.


Sob o lado do viajante, também há muitos benefícios.


Antes de mais nada, o volunturista tem a incrível sensação de bem estar de ajudar outra pessoa, de se sentir útil e de ver que seu trabalho fez outro ser humano feliz.


Essa sensação é sensacional; dá sensação de propósito de vida e gera felicidade.


Outra enorme vantagem é a troca cultural. Em comparação com um turista comum, o volunturista convive diariamente com os membros da comunidade local.


É uma relação mais próxima, intensa e autêntica, sendo visto mais como alguém da comunidade do que como um consumidor.


Para quem se interessa mais por se envolver com as pessoas, cultura e boas histórias da região, o Volunturismo é a opção perfeita de viagem.


Há ainda os benefícios profissionais. O Volunturismo é uma excelente oportunidade para desenvolver habilidades como liderança, trabalho em equipe e determinação.


Também pode servir para algo mais técnico, como fotografia, culinária, um novo idioma ou muitas outras habilidades, dependendo do tipo de atividade que você vá desenvolver.


No campo pessoal, o volunturista passa por uma transformação durante a experiência, já que estas são viagens que estimulam o autoconhecimento, a autoestima, o senso crítico e a descoberta de um propósito de vida.


O Volunturismo, afinal, permite um olhar diferente para o mundo ao nosso redor, mais amplo, realista e maduro.


Problemas do Volunturismo


Como qualquer coisa, nem tudo são flores quando se trata de Volunturismo, que pode criar novos problemas e agravar aqueles que se propôs a resolver, quando é feito de forma irresponsável.


Ao descobrir que as viagens de voluntariado podem atrair muitos viajantes dispostos a gastar bastante dinheiro para ter a oportunidade de tirar uma foto carregando uma criança carente, algumas pessoas criam “orfanatos de fachada” com esse objetivo.


Quanto aos animais, alguns zoológicos privados utilizam nomes românticos como “santuário de elefantes” ou “resgate de leões” para atrair voluntários, quando na verdade apenas criam animais selvagens em cativeiro.


Por fim, a cultura regional pode ser distorcida ou estereotipada por viajantes às vezes até bem intencionados, mas que não percebem os prejuizos a longo prazo das suas atitudes.


Portanto, para não ser vítima dessa minoria irresponsável, busque sempre organizações sérias, com boa reputação, que tenham trabalhos frequentes e apresentem resultados claros dessas atividades.


Como fazer uma viagem com voluntariado?


Existem muitos caminhos para realizar uma viagem de voluntariado.


Os mais comuns são por empresas, negócios sociais ou ONGs que realizam suas próprias experiências.


Há ainda as agências e plataformas que conectam quer viajar com quem precisa de gente para trabalhar ou ser voluntário.


Antes de começar sua busca, tenha pelo menos uma ideia dos três pontos básicos para qualquer projeto: tempo, área e custo.


Quanto tempo você pretende que essa viagem tenha?

Quais destinos e experiências que você quer que estejam nela?

Quanto você pretende investir?


Tipos de Volunturismo


Muitas pessoas ainda associam as viagens de voluntariado a missões religiosas ou ao trabalho de grupos como o Médicos Sem Fronteiras, que atuam em regiões de guerra, calamidades ou desastres naturais.


Na realidade, como o próprio nome diz, o Volunturismo é turismo e, sendo assim, oferece ao viajante tudo o que ele precisa para que a experiência seja segura e agradável, embora mostre realidades que fazem refletir.


Além disso, as opções de Volunturismo são muito variadas, cada uma voltada a um perfil de viajante.


Existem, por exemplo, Expedições em grupo, intercâmbios de voluntariado ou o work exchange, que permite a troca de trabalho por hospedagem.


Não existe uma opção melhor ou pior; tudo depende do perfil do viajante e de quanto tempo e dinheiro a pessoa quer investir nessa experiência!


O Guia Definitivo do Volunturismo





Se você se interessou pelo tema e quer saber mais, baixe agora o eBook gratuito “O Guia Definitivo do Volunturismo: tudo o que você precisa saber para fazer sua viagem com voluntariado”.


É só acessar https://experiencias.vivala.com.br/volunturismo e garantir o seu!


Se você se interessou pela Vivalá e quer participar de uma de nossas expedições, acesse o calendário e garanta sua vaga!


Também recomendamos o blog Vida Mochileira, com muitas dicas para quem quer viajar fazendo voluntariado pelo mundo.