Porque acho que você deve conhecer a Amazônia

Atualizado: 10 de Jan de 2020

Você já conheceu a Amazônia?


Se a sua resposta para essa pergunta for não, esse texto é especialmente para você. A maioria das pessoas que ainda não conhecem a floresta amazônica, pretendem conhecê-la – ao menos é o que elas costumam nos dizer. E aqui daremos um empurrãozinho a mais para você finalmente tomar a decisão de visitar esse lugar maravilhoso.


Quantas vezes você já ouviu que a Amazônia tem papel vital na saúde ambiental do planeta Terra? A maior e por enquanto mais preservada floresta tropical do muno (em termos de conservação de sua biodiversidade original) está em território brasileiro. Passa por 9 Estados e pega também alguns países vizinhos, embora esteja majoritariamente por aqui. Acreditamos que só esses fatos já são suficientes para despertar a curiosidade em conhecer um lugar tão único.

Entrando em um nível mais pessoal, gosto de chamar a biodiversidade e natureza que encontrei na Amazônia como 'bruta'. Não no sentido de agressiva, mas de jamais ter sido alterada. Ao estrear as minhas navegações pelo Rio Negro em florestas inundadas, senti que era a primeira vez em uma floresta daquele tamanho em sua forma original - ou praticamente intocada pela ação humana. Uma floresta que é aquela desde milhares, talvez milhões de anos atrás, habitada por animais únicos e que resistem durante todo esse período.


Junto com a floresta, coloque rios com quilômetros de diâmetro que inundam florestas e ditam o ritmo da vida por lá. No Rio Negro, um rio escuro, quente e quase estático que reflete toda luz que bate nele. No Solimões, mais movimento e velocidade, que deixam sua cor com aspecto de terra e abriga mais vida nas suas margens também. Cada um tem sua particularidade. E isso só estamos falando dos principais rios do Estado do Amazonas.


Além da paisagem fenomenal, sinto que o povo da Floresta Amazônica é único. Em 2 anos de visitas recorrentes às comunidades da região, são centenas de ribeirinhos que tive o privilégio de conhecer. As sensações são diversas. Sorridentes, calorosos e de abraço fácil. Recebem visitantes abrindo suas casas como se fossem de todos.

Sua sabedoria e repertório secular ao nos apresentar àquela região e ao seu estilo de vida nos mostra como o ser humano das grandes cidades acabou esquecendo de cultivar a sua relação íntima com a natureza. Visitar a Amazônia é um lembrete de que somos parte de um mesmo planeta. Mais do que isso, de que também temos responsabilidades com aquele mundo.


Eu acho que você deveria conhecer a Amazônia não somente por conhecer o maior tesouro que temos no nosso país. Eu acho que você deveria conhecer a Amazônia para entender o porquê que eu afirmo que esse é o maior tesouro do nosso país - e talvez o maior do nosso planeta.


Pedro Gayotto

Co-fundador e Diretor Executivo da Vivalá