O que é turismo sustentável?

O turismo sustentável consiste em viagens e outras atividades turísticas que respeitam a cultura, o meio ambiente e as pessoas dos lugares visitados. Preserva tradições locais e a natureza, deixando o protagonismo às comunidades residentes. Em outras palavras: faz uso dos recursos naturais e humanos de forma consciente e responsável, buscando sempre gerar impactos positivos nas regiões onde é realizado.


Turismo predatório


Os exemplos de como o turismo pode prejudicar um local são inúmeros. Em primeiro lugar, há a destruição ou deteriorização do espaço público, seja na natureza (como o lixo jogado nas praias e florestas) ou no próprio meio urbano. Mas os problemas podem ir muito além disso, variando desde a especulação imobiliária até a prostituição infantil. Isso sem falar nos grandes empreendimentos que chegam para “quebrar” os pequenos negócios locais.


O fato é que, normalmente, os turistas não reparam nessas situações, seja por desconhecimento, seja porque estão com as atenções voltadas ao seu período de descanso, diversão e experiência de estar em um lugar diferente. Esse é mais um motivo para chamarmos a atenção para as consequências desagradáveis do turismo predatório.


Outros efeitos colaterais podem não ser tão visíveis, mas são igualmente nocivos. É o caso de quando a cultura regional é deturpada, distorcida ou estereotipada – algo particularmente sensível em atividades junto a povos tradicionais, como indígenas e ribeirinhos.


Sustentabilidade


A sustentabilidade costuma ser associada à preservação da natureza, o que não deixa de ser verdade, porém o conceito é bem mais amplo.


Sustentabilidade deve ser encarada não apenas sob o aspecto ambiental, mas também social e financeiro. Afinal, de nada adianta, por exemplo, uma empresa se autodenominar sustentável por usar embalagens orgânicas ou adotar o reúso de água, porém não ter uma conduta ética, envolvendo-se em escândalos de corrupção, comprando de fornecedores que se utilizam de mão-de-obra análoga à escravidão ou não remunerando adequadamente seus colaboradores.


Por que o turismo da Vivalá é sustentável?


Nossa definição favorita de sustentabilidade é a contemplação dos pilares ambiental, social e financeiro. Do ponto de vista ambiental, fazemos expedições em unidades de conservação com profunda interação com a natureza no Brasil. Entendemos que só conhecendo esses locais que as pessoas conseguirão entender a magnitude e poderão propagar a mensagem de conservação. No social, fazemos turismo de base comunitário ficando muito próximo dos moradores locais, aprendendo sua cultura e incentivando o desenvolvimento local através da compra de serviços e produtos comunitários, além de sempre realizar voluntariado em todas as expedições contribuindo com o desenvolvimento local. Finalmente, do ponto de vista financeiro, reinvestimos pelo menos 50% dos lucros para aumentar a operação, gerar ainda mais impacto no país e criar um turismo verdadeiramente sustentável.



Definição de turismo sustentável


A Organização Mundial do Turismo – OMT, agência especializada das Nações Unidas responsável por promover um turismo responsável, sustentável e universalmente acessível, define o conceito de “turismo sustentável” da seguinte maneira:


“Aquele que salvaguarda o ambiente e os recursos naturais, garantindo o crescimento econômico da atividade, ou seja, capaz de satisfazer as necessidades das presentes e futuras gerações”


A OMT é ainda responsável pela elaboração do Código de Ética Mundial do Turismo e suas diretrizes estão alinhadas com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas.


Viva a Experiência


A Vivalá é referência em turismo sustentável no Brasil, com expedições que promovem atividades de voluntariado, ecoturismo e turismo comunitário em reservas naturais do país, utilizando toda a infraestrutura e mão-de-obra locais. Os viajantes vivem experiências marcantes e autênticas junto a populações originárias, como ribeirinhos e indígenas, com intensa troca cultural.


Confira o calendário completo, com datas, roteiros detalhados, valores e muito mais, em vivala.com.br/expedicoes.