O Ano Novo às margens do Rio Tapajós

Nos últimos anos, alguns lugares do Brasil se tornaram grandes destinos, com destaque em publicações e sites de viagens e atraindo muitos turistas. Um desses destinos que ganharam certo ‘hype’ é a famosa região de Alter do Chão, que caso você não saiba, fica às margens do Rio Tapajós – embora o rio seja um dos protagonistas paisagísticos do destino, poucas vezes damos o devido destaque.



Na Vivalá, batizamos boa parte dos nossos roteiros amazônicos com os rios que fazem parte da experiência. Tanto porque são parte essencial de nosso transporte, passeios e da vida comunitária quanto pelo fato de que são também a parte mais impressionante aos olhos de quem chega das metrópoles do sudeste do país, acostumadas com córregos e rios urbanos (muitas vezes poluídos, infelizmente) ou praias que também são maravilhosas, mas diferentes das águas amazônicas.


Dito isso, o Rio Tapajós é dos mais famosos que temos no norte do país. De água calma, escura e esverdeada, é ótimo para tomar um banho tranquilo e navegar pelas várias praias que emergem dele em épocas de seca. Esta é uma característica interessante: alguns destinos se tornam mais atraentes em momentos que o rio está baixo, o que faz as suas praias emergirem e criarem alguns locais de beleza cinematográfica.

A rotina de navegação e mergulho em praias de rio é recorrente por lá, e é também a programação que indicamos para as pessoas que querem relaxar nesse paraíso. Sem muitos compromissos, pegar barcos para explorar os caminhos do rio e eventualmente deitar a cabeça em algumas praias com a areia clara e fina. Afinal, se não for para relaxar nesses momentos de praia, a gente nem vai!




Não à toa, essa é a rotina que a gente planejou para o nosso próprio roteiro de Ano Novo da Expedição Tapajós. Nossos primeiros dias são na comunidade de Maguari, na Floresta Nacional de Tapajós. Por lá, fazemos passeios na selva da região e ainda temos acesso próximo à praia de rio da comunidade. A segunda metade do roteiro é navegando pelo rio, chegando em Alter do Chão e circulando pelas praias de lá. Tranquilidade, locais paradisíacos e noites que podem ser passadas na calmaria ou no agito da cidade: tem espaço para todo mundo.


Ficou interessada ou interessado na ideia de passar o ano novo por lá? Aproveita que nosso roteiro tá com um descontão e se inscreve por aqui! Esperamos vocês por lá. No ano novo ou em 2021!


Tirar foto combinada em grupo nas nossas viagens? Gostamos.