Quanto custa viajar para a Amazônia?


Quem já fez turismo sustentável, em total conexão com a natureza, contribuindo com a comunidade ao mesmo tempo em que vive experiências autênticas junto às pessoas locais sabe o tanto que o investimento vale muito a pena!


Ainda assim, a gente sabe que, ao contrário do açaí da Amazônia, o dinheiro não nasce em árvore e é sempre bom planejar bem a viagem para que ela caiba no orçamento.


Pensando nisso, a gente traz para você um guia completo e bem objetivo dos custos para participar de uma Expedição Amazônia com a Vivalá: qual o valor das experiências, o que está incluso, quais os gastos adicionais e como esse dinheiro é usado - afinal, transparência é um dos nossos princípios mais valiosos! Aliás, vamos começar justamente falando sobre isso.


Por que pagar?


Você já sabe, mas não custa lembrar: aqui na Vivalá a gente faz Turismo Sustentável: Comunidade, Natureza e Voluntariado. A gente explicou tudo sobre Turismo Sustentável neste post, mas vamos lembrar do ponto mais importante deste conceito: o turismo sustentável combate o turismo predatório, buscando sempre gerar impactos positivos para as comunidades e ecossistemas onde é realizado.


Uma das condições para que o turismo seja sustentável é o de remuneração justa a toda a cadeia de profissionais direta ou indiretamente envolvidos. Isso significa que de nada adianta realizarmos um voluntariado ou fazer ecoturismo na floresta se os guias, canoeiros, trabalhadores das pousadas e restaurantes, entre tantos outros, não tiverem condições dignas de trabalho.


Esta é uma condição ética essencial para a Vivalá: tão importante quanto oferecer uma experiência única e de qualidade aos viajantes é garantir que a comunidade seja respeitada e valorizada de acordo com seu trabalho.


Quanto custa a viagem?


Chegamos então ao ponto mais esperado: qual o valor de uma viagem para a Amazônia com a Vivalá?


Não existe um único valor definido, pois tudo depende do roteiro escolhido e da duração. Atualmente, nossas Expedições variam de R$ 1.620 (Amazônia: Rio Tapajós - 5 dias) a R$ 3.555 (Amazônia: Rio Negro - 8 dias).


Você pode consultar os valores de cada expedição diretamente em nosso site.


O que está incluso?


De forma geral, as vivências garantem:


  • Todas as hospedagens;

  • Deliciosas refeições feitas com ingredientes locais;

  • Todos os traslados internos (rodoviários e fluviais);

  • Experiências junto à natureza para imergir no ecossistema da região;

  • Diversas oficinas com comunitários para conhecer e aprender na prática costumes locais;

  • Guias nascidos na região sempre presentes;

  • Todo o material e orientação necessários para o voluntariado;

  • Presença de um facilitador da Vivalá para acompanhar o voluntariado;

  • Seguro viagem para todos os dias;

  • Kit viajante com sacochila, camiseta e copo ecológico.


Quais os gastos adicionais?


As Expedições não incluem o aéreo até a cidade do ponto de encontro nem o táxi ou Uber no trajeto aeroporto-hotel (ida e volta).


Por quê? Porque cada viajante chega de um local diferente do Brasil e tem uma programação específica: alguns preferem chegar uns dias antes ou esticar a viagem depois da Expedição.


Por isso, uma dica é programar-se com antecedência, garanta sua vaga em uma expedição e monitore o preço das passagens constantemente, para aproveitar uma promoção. O Google Flights [flights.google.com] e o Skyscanner são recursos excelentes na hora de consultar o preço médio de passagens e criar alertas de promoção para o seu e-mail, mão na roda.


Por fim, também recomendamos que cada volunturista leve uma quantia adicional de dinheiro para compras de presentes, lembranças e bebidas, afinal, não tem como provar as delícias e maravilhas da Amazônia e não querer trazer nem um docinho ou uma pulseira de recordação!


Para onde vai o seu dinheiro?


Lembra que a gente falou lá no começo sobre transparência? Apesar de não ser uma prática muito comum no mercado, como negócio social a Vivalá acredita que é importantíssimo deixar claro aos volunturistas como o dinheiro é utilizado.


Por isso, preparamos a tabela abaixo, demonstrando que mais de ⅓ do valor pago por cada viajante é repassado diretamente para as comunidades, impulsionando a economia local e empoderando famílias que, na maioria das vezes, obtêm seu sustento a partir do turismo.



E aí, gostou do conteúdo? Então compartilhe com quem vai curtir viver essa experiência junto contigo e comece agora mesmo a planejar sua viagem para a Amazônia!


Confira todas as datas em www.vivala.com.br/expedicoes e, se tiver qualquer dúvida, é só entrar em contato com a gente!