6 fatos que você não sabia sobre a Amazônia



Que a Amazônia é um local fantástico e imprescindível para a manutenção ecológica do mundo muita gente já sabe, mas esse conteúdo foi criado para que você entenda um pouco mais de alguns detalhes que fazem essa região da América do Sul tão especial. Veja abaixo 6 fatos que deixam qualquer um de queixo caído com a magnitude da Amazônia. 1. A MAIOR FLORESTA TROPICAL DO MUNDO A Amazônia é do mesmo tamanho da metade de todas as outras florestas tropicais do planeta somadas. Ela cobre uma área de 5,5 milhões de quilômetros quadrados, ou seja, o equivalente a duas Argentinas. Só no território brasileiro ela representa 60% de toda a área do país.

2. O RIO AMAZONAS Considerado o segundo rio mais comprido do planeta com mais de 6.000km, o rio Amazonas tem quase a mesma distância entre o centro do Brasil e o centro do México!


3. A FAUNA A fauna da região é fantástica, com cerca de três mil espécies conhecidas de peixes, 1.500 de pássaros, 427 de mamíferos, 400 de anfíbios, 378 de répteis, além de mais de 100.000 de invertebrados, como insetos.

4. A FLORA Com mais de 40 mil espécies vegetais, a floresta propriamente dita não é tão uniforme como pode parecer, contando com matas de igapó, de várzea e terra firme.


5. OS LOCAIS - INDÍGENAS, RIBEIRINHOS E CABOCLOS Ocupada por um povo simples, gentil e cheio de conhecimento, a população da Amazônia é um atrativo à parte. Conhecendo eles, provavelmente irão te receber com uma refeição de peixe com farinha de mandioca que vai encher você de alegria. 6. DESMATAMENTO E ATIVISMO Um lugar tão grandioso e especial como esse deve ser extremamente valorizado. Infelizmente nem sempre tratamos a região com o devido respeito e cuidado. Cerca de 20% da floresta amazônica foi desmatada nos últimos 40 anos. 

Para nós, quanto mais gente sentir de perto a essência da Amazônia, melhor. E fica aqui o nosso convite: conheça um dos nossos maiores tesouros! Conheça as expedições da Vivalá para a Amazônia e se envolva!